Gonçalves, Mila. Redes de colaboração e aprendizagem. Portais Educacionais e redes sociais – Novos espaços para ensinar e aprender. Pag.18-22. In Salto para o Futuro. Ano XIX, Boletim 19-Nov.Dez.2009.Tecnologias Digitais na Educação. Disponível em: http://tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/17432019-TecnologiasDigitaisEdu.pdf
O texto de Gonçalves (2009), afirma que a maioria da população já teve acesso ou pelo menos já ouviu falar da internet. Com este panorama percebe-se que os espaços virtuais fazem parte de nossa cultura e tornam-se uma prática possível dentro da escola. Os espaços virtuais fazem parte das inovações e da motivação dos jovens para os processos de ensino e aprendizagem. Os educadores devem estar atentos e utilizar estes espaços para além dos recursos disponíveis.
Os jovens de hoje, interagindo, produzindo e trocando informações demonstram novas habilidades, necessidades e competências que vão além dos conteúdos escolares. É aí que o educador “antenado” pode motivar os alunos para os temas que interessam e farão a diferença na formação integral do educando.
O letramento digital é uma necessidade da sociedade no mundo globalizado que vivemos. Tal letramento é muito importante para o professor que pode através dos espaços virtuais conteúdos com diversos outros educadores, partilhando assim informações e ampliando seu potencial de reflexão sobre sua prática e dos demais colegas a ele conectados.
As diferentes redes virtuais possibilitam desenvolver as habilidades de comunicação, pesquisa digital e refletir sua própria vivencia “virtual”. A partir destas possibilidades o educador com seus educandos poderão criar projetos colaborativos ou participar de redes de aprendizagem já disponíveis na rede. Desta forma, os recursos disponíveis devem ser conhecidos e utilizados a fim de usar a internet como aliada .
Nenhum comentário:
Postar um comentário